Medicamentos contrafeitos comprados pela internet

02-04-2012 17:10

Hoje foi noticiado algo que continua a ser um problema de saúde pública, além de um crime, que continua sem ser resolvido de forma conveniente, a compra de medicamentos contrafeitos via internet.

Os medicamentos que forem comprados pela internet têm sempre de ser adquiridos através de um site de confiança e que tenha autorização do INFARMED para proceder a tal actividade ou então perguntem na farmácia da vossa zona se possui um portal e se é possivel adquirir a medicação pela internet. Podem encontrar a listagem de sites e empresas que podem efectuar a venda de medicamentos através do seu portal da internet neste link https://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LICENCIAMENTO_DE_ENTIDADES/FARMACIAS/SERVICOS_AOS_UTENTES/DISPENSA_DOMICILIO_INTERNET.

É necessário entender a gravidade desta situação pois muitos destes medicamentos não passam de farinha ou bicarbonato de sódio, isto na melhor das hipoteses, mas também podem ser feitos de argila e tinta comercial, podem estar mal doseados, ter impurezas que vão causar efeitos secundários graves, serem mal embalados e tranportados em más condições. Isto leva a efeitos secundários graves, repito, pode estar a tomar uma dose inferior ao que precisa ou não estar a tomar nada. Economicamente pode estar a pagar uma caixa cheia de rebuçados pelo preço de um medicamento.

Pense e avalie. Compraria pão numa padaria em que o pão estivesse no chão, ou que a farinha esteja fora de prazo, ou que esteja com moscas em cima? Claro que não daí que também não deve comprar nada online se não tiver a certeza que nessa empresa se seguem boas práticas de fabrico, distribuição, armazenamento e controlo de qualidade dos materiais. Esta qualidade é auditada e controlada pelo INFARMED a todos aqueles a quem atribui a licença de comercialização de medicamentos pela internet.

Como dizem os antigos, "Quando a esmola é muita o pobre desconfia". 

Tópico: Medicamentos contrafeitos comprados pela internet

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário